O projeto AMM nas Micros chegou a sua terceira edição nesta terça (21), em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, com mais de 100 participantes e 25 prefeitos da região. O evento, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga ( AMAPI), a Associação dos Municípios da Microrregião da Zona da Mata Norte (AMMAN) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), busca aproximação com as entidades, além de levar capacitação e as principais pautas municipalistas para conhecimento dos gestores e servidores que participam do evento.
Em Ponte Nova, a pauta mais abordada pelo presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, foi a questão da discussão da nova reforma tributária e a necessidade que se tem de uma maior atenção sobre a opinião dos prefeitos em relação às possíveis implicações para os entes municipais. Ele destacou que a AMM reivindicou e a discussão será feita durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília, que acontece nos dias 27 a 30 de março.
A reforma tributária impacta diretamente na vida dos municípios. Na discussão, ninguém pediu a opinião de nenhum município mineiro. O Grupo de Trabalho do governo federal sobre o assunto veio a Minas Gerais simplesmente escutar Belo Horizonte, como se os outros 852 municípios não existissem. Por isso, conversei com o deputado federal Reginaldo Lopes, que está a frente das discussões da reforma no estado e me disse surpreso pelo fato de ter harmonia com a AMM e não querer escutar os municípios para que possamos entender o que estão querendo propor e também a gente poder contribuir no que vai ser aprovado. Como entes federados, não é possível aprovar a nova reforma tributária sem esgotar a discussão com os municípios”, explicou.
Parte técnica
Após a abertura, as novas ferramentas disponibilizadas pela AMM aos seus afiliados foram apresentadas pelo diretor comercial da entidade, Rodrigo Lázaro. “A atual gestão tem uma preocupação muito grande em trazer a gestão municipal para a modernidade, e para isso, ferramentas como o Observatório AMM, o AMM Licita, são essenciais para que os gestores possam ter acesso a diversos dados e números que irão colaborar e muito para otimizar a administração pública”, disse.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora do evento, foi representada pelo consultor Ângelo Roncalli, ex-presidente da AMM. Ele apresentou as principais pautas municipalistas defendidas pela entidade e falou sobre a programação da Marcha dos Prefeitos a Brasília, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, em Brasília. “Queremos que, cada vez mais, a AMM e a CNM, que representam os municípios na esfera estadual e nacional, estejam próximas dos municípios, debatendo temas importantes e pertinentes a cada uma das microrregionais, fortalecendo o movimento municipalista em todo o território mineiro”, destacou.
Além da apresentação das ações e serviços da AMM e CNM, o público contou com a palestra escolhida pela microrregional sobre a nova Lei das Associações, ministrada pelo assessor jurídico da AMM, Thiago Ferreira.
AMM nas micros
Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.
O presidente da AMAPI – microrregional apoiadora da terceira edição do AMM nas Micros- e prefeito de Urucânia, José Márcio Gomes Osório, destacou, durante a abertura do evento em Ponte Nova, que a presença da Associação na Zona da Mata e em todas as regiões do estado é importantíssima. “A AMM, com seu objetivo municipalista, traz pra nós todos um objetivo de luta. Quando eu fiz o convite aos prefeitos e prefeitas da região, pedi que estivessem conosco hoje porque, a representatividade é o grande negocio aqui hoje, com pautas importantes a serem conhecidas e discutidas entre os prefeitos, conhecendo mais sobre a nova lei das associações, entre outros”.
O presidente da AMMAN e prefeito de Canaã, José Ivanir Miranda Duarte, também reconheceu como a proximidade pode ser benéfica a todos. “Ter uma associação como a AMM mais próxima da gente, dos municípios, sentimos mais segurança para tomar decisões mais acertadas, com o apoio técnico em todas as áreas que a prefeitura lá de Canaã precisa”, disse.
“A AMM, na nossa visão, além de ser a maior associação estadual de municípios do mundo, o se destaca pela proximidade, pelo que ela provoca nos presidentes das associações, conscientizando sobre a importância da união, levando soluções para todas as associações. E muito se confunde associações com consórcios, a AMM consegue unir tudo numa só força de trabalho. Hoje, a AMAPI recebendo a AMM, com a presença salutar do CINVALP, que é um consorcio multifinalitário na nossa região”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal Multisetorial do Vale do Piranga, prefeito de São José do Goiabal e diretor regional da AMM, José Roberto Gariff Guimarães.
A quarta edição do evento será nesta quinta, 23 de março, em Juiz de Fora, em parceria com a Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR). Acompanhe mais notícias pelas nossas redes sociais e pelo Portal AMM.
Fonte: Portal AMM