fbpx

Dr. Marcos Vinícius Oficial

Presidente da AMM é eleito 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

A Chapa CNM Independente venceu as eleições da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a Gestão 2024-2027. Liderada pelo atual presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, e como 1º vice-presidente o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, a chapa recebeu 55,61% dos votos, enquanto a chapa CNM com Renovação registrou 44,10% dos votos; 0,21% votaram em branco e 0,08% nulo. A eleição para escolha dos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais ocorreu de forma eletrônica e contou com a participação de 3.755 Municípios.

O resultado foi homologado pela Comissão Eleitoral por meio da Resolução 23/2024, publicada no site das eleições: www.eleicoescnm2024.com.br. Puderam participar representantes dos Municípios brasileiros associados à CNM há mais de seis meses consecutivos e anteriores à eleição e que estivessem em dia com a respectiva contribuição, além dos atuais membros dos Conselhos Diretor, Fiscal, de Representantes Regionais, Político e Consultivo em dia com suas obrigações sociais. Destaca-se que a votação eletrônica contou com a atuação de auditoria externa contratada pela CNM para acompanhar o processo.

Sobre Dr. Marcos

Marcos Vinicius da Silva Bizarro, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), é médico, com especialização em geriatria. Antes de se eleger prefeito, atuou durante oito anos no então Hospital Siderúrgica, atual Hospital Doutor José Maria Morais, do qual foi diretor clínico. E trabalhou também em algumas unidades de saúde nos bairros da cidade e no município de Timóteo.

Entrou para a política para defender uma causa: lutar pelo Hospital Siderúrgica que encerrou suas atividades por falta de apoio da gestão pública municipal. Em 2016, se candidatou ao cargo de prefeito de Coronel Fabriciano, com apenas 3% das intenções de voto e foi eleito com 47% dos votos válidos. Na segunda, foi reeleito com mais de 80% dos votos. Desde que assumiu o executivo fabrianense, se destacou por uma gestão moderna e corajosa.

Sobre Ziulkoski

Paulo Roberto Ziulkoski iniciou a vida política presidindo o setor jovem estadual gaúcho do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ainda nos tempos do regime militar. Alguns meses depois, assumiu a Presidência Nacional do setor jovem. Foi eleito prefeito de Mariana Pimentel (RS), deixando o Município com índice zero de mortalidade infantil e evasão escolar.

Em 1996, foi eleito presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em 1997, foi eleito pela primeira vez para presidir a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e, no ano seguinte, foi o responsável por idealizar e organizar a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que virou o maior em número de autoridades da América Latina. Em 2010, recebeu o título Cidadão de Porto Alegre. Também foi premiado no Fórum de Boas Práticas das Américas para o Fortalecimento das Associações Municipais, realizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi presidente da CNM nos anos de 1997-2000; 2001-2018; e 2021-2024.

Conheça a chapa

A chapa CNM Independente tem como vice-presidentes Marcos Vinicius Bizarro (MG), Gisele Tonchis (SP), Ivo Rezende (MA), Rafael Machado (MT) e Joner Chagas (RR). Os 1°, 2° e 3° secretários são, respectivamente, Edimar Santos (PR), Hudson Brito (RN) e José Antônio Costa (PB). Os 1°, 2° e 3° tesoureiros são, respectivamente, Francisco Nélio Aguiar (PA), Fernando Sérgio Lira (AL) e José Carlos Soares (BA). No Conselho Fiscal, os titulares são Josafá Lima (PE), Carlos Sampaio (AP) e Silvany Mamlak (SE). Os suplentes são José Ortolan (SP), Walter José Lessa (MG) e Paulo Ricardo Salermo (RS).

No Conselho de Representantes Regionais, o titular e o suplente da Região Nordeste são, respectivamente, Eduardo Tabosa (PE) e Joaquim José de Medeiros (RN); da Região Sul são Mário Afonso Woitexem (SC) e Amin José Hannouche (PR); da Região Sudeste são Jucélio Oliveira (MG) e Luciano Salgado (ES); da Região Norte são Jurandir Araújo (RO) e Jair Souto (AM); e da Região Centro-Oeste são Wilson Tavares (GO) e Neurilan Fraga (MT).