fbpx

Dr. Marcos Vinícius Oficial

“Nós somos entes federados, diretamente impactados, Precisamos ser ouvidos em Brasília”, defende Dr. Marcos Vinicius no AMM nas Micros em Juiz de Fora

Juiz de Fora recebeu a quarta edição do AMM nas Micros nesta quinta, 23 de março, com a presença de 120 pessoas e mais de 20 prefeitos da Zona da Mata. O evento foi promovido em parceria com a Associação dos Municípios Microrregião Vale Paraibuna (AMPAR), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Promovido pela Associação Mineira de Municípios, o AMM nas Micros percorrerá todas as regiões de Minas Gerais, ainda em 2023, buscando aproximação com as entidades, além de levar capacitação e as principais pautas municipalistas para conhecimento dos gestores e servidores que participam do evento.

Junto com Dr. Marcos Vinicius, compuseram a mesa de abertura:  o presidente da AMPAR e prefeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato; o presidente do CIMPAR e prefeito de Simão Pereira, David Carvalho Pimenta; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz; o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Zé Márcio Garotinho, e o diretor regional da AMM e prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa.

Em sua fala, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, convocou os prefeitos da região para participarem da discussão sobre a reforma tributária e os impactos nos municípios mineiros, que acontecerá na capital federal, durante a Marcha a Brasília, promovida pela CNM, nos dias 27 a 30 de março.

“Estamos muito preocupados com a reforma tributária, será pauta durante a Marcha, e por isso, estarei convocando os prefeitos de Minas Gerais que estarão em Brasília. Porque nós somos entes federados, diretamente impactados, Então, precisamos ser ouvidos sim”.  O presidente da AMM explicou ainda que existem duas propostas em discussão: a PEC 110/2019, originada no Senado, e a PEC 45/2019, de iniciativa da Câmara. “A 45, como está, vai impactar, negativamente, todos os municípios. As duas pautas têm coisas interessantes, mas têm que ser integradas“, disse.

No momento, a Câmara dos Deputados discute os textos em um Grupo de Trabalho (GT) para consolidar todos os aprendizados e acordos políticos, com a liderança de Reginaldo Lopes (PT/MG) e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), oficializado como relator da PEC 45.

Parte técnica

Após a abertura, as novas ferramentas disponibilizadas pela AMM aos seus afiliados foram apresentadas pelo diretor comercial da entidade, Rodrigo Lázaro. “A atual gestão tem uma preocupação muito grande em trazer a gestão municipal para a modernidade, e para isso, ferramentas como o Observatório AMM, o AMM Licita, são essenciais para que os gestores possam ter acesso a diversos dados e números que irão colaborar e muito para otimizar a administração pública”, disse.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora do evento, foi representada pelo consultor Ângelo Roncalli, ex-presidente da AMM. Ele apresentou as principais pautas municipalistas defendidas pela entidade e falou sobre a programação da  Marcha dos Prefeitos a Brasília, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, em Brasília. “Queremos que, cada vez mais, a AMM e a CNM, que representam os municípios na esfera estadual e nacional, estejam próximas dos municípios, debatendo temas importantes e pertinentes a cada uma das microrregionais, fortalecendo o movimento municipalista em todo o território mineiro”, destacou.

Além da apresentação das ações e serviços da AMM e CNM, o público contou com a palestra escolhida pela microrregional sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que foi ministrada pelo superintende de Saneamento Básico da Semad.

AMM nas micros

Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.

No início de abril, o AMM nas Micros estará no Jequitinhonha. No dia 4, em Teófilo Otoni; e no dia 5, em Itaobim. Acompanhe as redes sociais e o Portal AMM.

Fonte: Portal AMM