fbpx

Dr. Marcos Vinícius Oficial

Fórum da AMM traz gestores e servidores de todo o estado para debater desenvolvimento econômico e otimização digital no serviço público

Começou, nesta terça (24/10), o 1° Fórum de Economia e Desenvolvimento Econômico promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), com foco em “otimização e conceitos de inovação no serviço público”. Durante dois dias, o evento reúne especialistas, gestores públicos e representantes de instituições para trocar experiências e insights que contribuam para o progresso econômico. O Fórum acontece na sede da Emater MG, em Belo Horizonte.

Junto com o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, participaram da mesa de abertura: o diretor-presidente da Emater MG, Otávio Maia; a vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia; o diretor executivo da Associação Junior Achievement de Minas Gerais, Jonatan Filipe Mendes; a assessora técnica de Economia da AMM, Angélica Ferreti;  e o  assessor de Desenvolvimento Econômico,  Ramon Diniz.

“Não tem como pensar em desenvolvimento sem inovação, e, nesse sentido, o poder público, o novo gestor público do século XXI, precisa ter esse olhar e ao mesmo tempo preparar e projetar a cidade para uma política de inovação. E, diante da constante queda na arrecadação que temos enfrentado, precisamos aprender também como utilizar melhor o recurso. É como eu sempre digo, não é quanto gastamos, mas como gastamos o dinheiro público. É isso que queremos trazer para os gestores”, disse o presidente da AMM durante sua fala de abertura.

Para Otávio Maia, presidente da Emater-MG, entidade parceira da AMM, que acolheu o evento em seu auditório, o tema também faz parte da missão da entidade. “Trabalhar o desenvolvimento agropecuário aqui para a nossa economia e Minas Gerais, que é um propulsor, uma grande base da nossa economia. Hoje, 22 ,5 % do PIB de Minas Gerais vêm do setor agropecuário e a gente sabe que isso é só a base, é a base para a sustentação dos ciclos virtuosos que a gente quer promover de desenvolvimento no nosso estado”, destacou.

Na abertura, a AMM assinou termo de parceria com a Associação Junior Achievement de Minas Gerais, cujo objeto é capacitar os alunos dos ensinos fundamental e médio dos municípios com metodologias que abordem temas relacionados a empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho e softskills.

Nas palestras da manhã, os especialistas abordaram : a importância do planejamento do setor agrícola para os pequenos municípios, com o o diretor-presidente da Emater;  seguido do painel “transformação digital e inovação para atração de novos negócios”, com a mediação de @ramoncasao, e as painelistas: presidente do Conselho Empresarial de Inovação  da ACMINAS, janaína bhering; e a vereadora de Belo Horizonte, marcela trópia.

A última palestra da manhã falou sobre os desafios da implantação da retenção do IRRF nos municípios, com o analista técnico da CNM, Samid Mota.

Continuação

A tarde do primeiro dia do 1° Fórum de Economia e Desenvolvimento Econômico reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de instituições para abordar assuntos que são imprescindíveis para o desenvolvimento econômico e a inovação no serviço público municipal.

Entre os temas apresentados estava o “O papel dos municípios na arrecadação de tributos”, com Alex Carneiro, analista da CNM; “Previdência sustentável: o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS Municipal é possível”, com Leonardo Rolim, consultor da CNM; “Óbvia contabilidade”, com Adriana Faria; e “Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico”, com Bárbara Castro, analista do Sebrae.

No dia da aprovação do Projeto de Lei (PL) 334/2023, que reduz a alíquota de contribuição ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), uma das palestras mais esperadas abordou o tema ‘Previdência sustentável’. “Este é o maior desafio do setor público no Brasil. Na União, a Previdência representa mais da metade da despesa primária; nos estados, já é a maior despesa e, em grande parte dos municípios, também. O grande desafio está ligado a resolver o passado, que era um país jovem, com pouca despesa com Previdência e que demorou muito para ter preocupação com a estabilidade previdenciária. O Brasil envelheceu e vai envelhecer ainda mais”, destaca o palestrante Leonardo Rolim.

O evento continua nesta quarta-feira (25 de outubro), das 9h às 16h, no auditório da EMATER (Avenida Raja Gabaglia, 1.626), em Belo Horizonte.

Acompanhe nossas redes sociais e o Portal AMM e saiba mais.