Reforma tributária, segurança nas escolas, inteligência artificial, previdência própria, dicas de como melhorar a arrecadação, mandatos e redes sociais, concessões públicas, cidades inteligentes, combate à corrupção e participação da mulher na vida pública estão entre os mais de 300 temas em debate no 38º Congresso Mineiro de Municípios, organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 9 e 10 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento tem a correalização do Sebrae.
Com o tema “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública” e já com mais de seis mil inscritos, o evento mineiro bate todos os recordes de participação e é considerado o maior congresso municipalista estadual do País.
Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, será um momento de muito conhecimento e aprendizado. “Mostraremos aos gestores, servidores e para toda a sociedade que a entidade está se modernizando e se alinhando com a eficiência e a tecnologia. Queremos deixar uma marca de empreendedorismo e planejamento, como forma de garantir eficiência e transparência, assim como a sustentabilidade e a inovação nas gestões municipais. É de suma importância a participação dos municípios”, convida o presidente da AMM.
Abertura oficial
A cerimônia de abertura oficial acontece às 9h do dia 9 de maio (terça-feira), no palco Minas Gerais, que fica no centro do evento. Além de entregas de homenagens da AMM e assinaturas de termos de cooperação técnica, o ato terá a presença de autoridades do mundo político e empresarial de Minas e do Brasil. “Será a oportunidade de podermos evidenciar a nossa pauta municipalista para todos. Já são mais de 600 prefeitos confirmados, além de milhares de vereadores e muitas autoridades de todos os poderes constituídos. E o foco será a nossa pauta municipalista”, explica Dr. Marcos Vinicius.
Fórum de Vereadores
A AMM entende a importância de desenvolver uma parceria cada vez mais forte entre o executivo e o legislativo municipal. Por isso, o Fórum de Vereadores acontecerá dentro do 38º Congresso Mineiro de Municípios, na manhã do dia 9 de maio, no Palco Minas Gerais. No evento, os parlamentares municipais terão um espaço exclusivo de aprimoramento da função legislativa, onde poderão buscar conhecimento e trocar experiências, para que possam atuar de forma eficaz na administração municipal.
Mulheres Municipalistas
A Sala Alto Paranaíba será palco do painel “Mulheres municipalistas e os pontos críticos no dia a dia da gestão pública”, que acontece no dia 9, das 14h às 17h. Entre os temas apresentados estão a “Promoção de políticas públicas para melhoria da segurança nas escolas e o papel dos pais”; a “Promoção de políticas públicas e ações educativas para mulheres”; “Demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher”; e “A participação efetiva das mulheres na política”. Dando sequência aos trabalhos com as mulheres municipalistas, no final da tarde as participantes poderão contar com a palestra “Autocuidado e sua importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama”.
Reforma Tributária
Também no dia 9 de maio, será a vez os gestores e servidores públicos da área contábil participarem do painel “A reforma tributária brasileira e seus impactos nos municípios”, às 14h, no Auditório Norte. Participarão das apresentações o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius; o Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa; o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski; o deputado federal, coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara Federal (GT Tributário); o deputado federal, membro do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara Federal (GT Tributário), Cardoso Junior; o deputado estadual, presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, Cristiano Silveira; além de representantes dos ministérios da fazenda e planejamento.
Fórum de Controladores
Inédito na programação do congresso, o 1⁰ Fórum Mineiro de Controladores Públicos Municipais acontece no dia 10 de maio, das 14h às 17h, no Auditório Norte. Na pauta do evento, serão apresentados os temas “Uma visão integrada das dimensões preventivas, detectivas e corretivas do controle interno”; “Práticas da CGE-MG de fortalecimento do sistema de controle interno estadual”; “A atuação integrada entre os entes federativos brasileiros para o fortalecimento do combate à corrupção”; e a “Institucionalização do Fórum Mineiro de Controladores Públicos Municipais”.
Comunicação
Assessores de comunicação das prefeituras e Câmaras Municipais e demais profissionais que trabalham a pauta municipalista têm encontro marcado no painel de Comunicação, no dia 10 de maio, na Sala Alto Paranaíba. Na programação do evento constam temas como os “Hábitos de audiência nas rádios do interior – consumo + insigths sobre o meio em todo Brasil” – “Pesquisa Kantar Ibope”, com Marina Alves, especialista em branding e marketing estratégico e consultora da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt); “O mandato e as redes sociais – informação, engajamento e relacionamento”, com Fred Perillo, jornalista, consultor político e estrategista digital; “Marketing digital: como ele ajuda na transparência da gestão municipalista”, com Deniza Gurgel, jornalista, especialista em estratégia e posicionamento digital; e “Como inovar a gestão usando dados para garantir a satisfação da população”, com Felipe Nunes, Phd em Ciência Política, Diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria. A abertura do evento ficará sob a responsabilidade do prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, e a mediação do diretor de Comunicação da AMM, Lu Pereira.
Procuradores
Procurados, advogados e servidores da área de licitação poderão ter acesso à programação especial no Auditório Norte, no dia 10 de maio, das 9h às 12h. A pauta do evento conta com palestras sobre a “Lei de Improbidade Administrativa”; a “Nova Lei de Licitações”; e “Cidade empreendedora: compras públicas como fator de desenvolvimento”.
Prêmio de Boas Práticas
Os participantes do 38º Congresso Mineiro de Municípios poderão conferir também a entrega do “XI Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, no dia 10 de maio, às 16h30, quando serão informados os vencedores da edição. Em 2023, o Prêmio contemplará cinco eixos: Desenvolvimento Econômico, Educação, Governança, Meio Ambiente e Saúde. A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.
Palestras
Ao longo do evento serão mais de 300 palestras com temas que abordam o dia a dia dos gestores e servidores públicos das diferentes pastas da gestão pública – Assistência Social, Captação de Recursos, Contábil, Controle Interno, Convênios, Cultura & Turismo, Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos, Economia, Educação, Esportes, Governança, Jurídica, Meio Ambiente e Saúde.
Fomento da Economia
E um dos pontos fortes que fomenta muitos negócios, é a 36ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, que acontece durante o congresso. São mais de 350 expositores de Minas e de várias partes do País, com produtos e serviços que envolvem as áreas de educação, meio ambiente, agropecuária, saúde, transporte, pesquisa, tecnologia, contabilidade, culinária, comunicação e publicidade. Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, é uma grande oportunidade para os municípios. “Os prefeitos, vereadores, secretários e gestores conhecem as novidades do mercado para implementar em seus municípios. São muitos os negócios feitos ali. E muito conhecimento e aprendizado”, conclui o presidente da AMM.
Exposição
A exposição Brumadinho de Braços Abertos integra a programação do 38° Congresso Mineiro de Municípios, no foyer de entrada, próximo ao credenciamento do evento. Inspirada em livro homônimo lançado em 2022, a mostra reúne grandes painéis com imagens da cidade, captadas pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, também responsável pelas fotos do acervo e das obras de seu avô, Oscar Niemeyer. A exposição conta ainda com fotografias do arquivo da prefeitura de Brumadinho. O objetivo é divulgar as riquezas culturais e naturais do município e impulsionar o turismo na região, que se recupera após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019.
Fonte: Portal AMM