AMM nas Micros em Muriaé: Dr. Marcos Vinicius convoca prefeitos para irem a Brasília nos dias 15 e 16 de agosto
Nesta quinta, 20 de julho, em Muriaé, a equipe do AMM nas Micros encerrou mais uma semana de encontros pelo interior de Minas Gerais, chegando a sua 17ª edição. Em cada encontro, os prefeitos, representantes de microrregionais e consórcios, vereadores e agentes públicos que participam do evento se atualizam sobre as pautas municipalistas que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia. A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP) foi parceira na realização do evento.
Participaram da mesa de abertura: o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius; o vice-presidente da AMERP e CIMERP e prefeito de Vieiras, Ricardo Maia; o diretor da AMM na Zona da Mata, Walace Ferreira Pedrosa; o presidente do Cisleste e prefeito de Antônio Prado de Minas, Wellison Simas e o presidente do Cisverde e prefeito de Pedra Dourada, Fagner Ferreira.
Apesar de não ter participado da abertura por imprevistos, o prefeito de Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira, participou da programação técnica, e elogiou a atuação da AMM em prol dos municípios mineiros. “Para nós é muito bom a presença da AMM na região, pelo trabalho que vem fazendo e ela força que tem. A força do município está muito ligada ao associativismo e a gente fica muito feliz, porque os assuntos são interessantes para todos nós, prefeitos, independente do tamanho da cidade”, disse.
Em seus discursos, os prefeitos se pronunciaram sobre as questões da região e destacaram a importância do associativismo e dos consórcios para a viabilização de serviços públicos essenciais aos cidadãos, como a iluminação pública.
Em sua fala, o presidente da AMM destacou as pautas que estão sendo debatidas em âmbito federal e estadual é que podem atingir as finanças municipais. Foi uma semana muito produtiva, começamos em Pompéu, passamos por Barbacena e encerramos o ciclo aqui em Muriaé. Conseguimos debater vários problemas que estão atingindo o dia-a-dia das finanças dos municípios.
Dr. Marcou também convocou os prefeitos participantes para comparecerem à mobilização municipalista da CNM, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília. “ Para ampliar a discussão, aproveito para convidar os prefeitos para estarem em Brasília, acho que é um momento oportuno. E a AMM também estará levando sua equipe técnica para fazermos um grande encontro produtivo de esclarecimento sobre o que está acontecendo com ICMS, FPM e como isso pode impactar no nosso final de mandato”, disse.
Programação técnica
A programação técnica do AMM nas Micros em Muriaé possibilitou aos prefeitos e participantes conhecerem um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela AMM, apresentados pelo diretor comercial, Rodrigo Lázaro.
Em seguida, o Observatório AMM foi apresentado pelo coordenador-geral de estratégia e gestão, Vladimir Azevedo.
A apresentação do coordenador de Consórcios da AMM, Leandro Rico, orientou os gestores sobre a importância desse tipo de associativismo para a viabilização de importantes serviços públicos.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), parceira do evento, representada pelo consultor Ângelo Roncalli, também apresentou os serviços e pautas de interesse municipalista.
Dentro do marketing digital, foi abordado o uso da Inteligência Artificial pela jornalista Flávia Freitas, com práticas para divulgar ações de agentes políticos e prefeituras.
A representante da 1doc, Michelle Witkowski, apresentou os serviços da empresa que podem ser utilizados na digitalização dentro das prefeituras.
Também foi apresentada a prática vencedora da última edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal no eixo desenvolvimento, da prefeitura de Governador Valadares .
Os presentes nas edições do AMM nas Micros também contam com palestras de interesse dos gestores e servidores municipais da região. Em Muriaé, o tema foi improbidade administrativa e condutas vedadas em último ano de mandato, ministrada pelo especialista em direito público, Denner Franco.
AMM nas micros
Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.