fbpx

Dr. Marcos Vinícius Oficial

Sede da AMM é reinaugurada com estrutura moderna para atender os municipalistas mineiros

Após quatro meses de planejamento e reforma, a reinauguração da sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) aconteceu na noite desta terça, 28 de novembro, em solenidade prestigiada pela diretoria da AMM, presidentes de microrregionais, e marcada pela presença do governador do Estado, Romeu Zema, do vice-governador, Mateus Simões, do presidente do Sebrae Minas e CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, e do secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, que participaram do dispositivo de abertura. A solenidade também contou com autoridades do poder judiciário, além de secretários de estado, deputados estaduais e prefeitos.

O início da cerimônia foi marcado pela apresentação da placa da reinauguração, lançada pelo presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, e pelo governador Zema. “A nossa intenção foi a de melhorar o espaço físico, deixando áreas de circulação, ampliando os ambientes, além de oferecer um local mais moderno, bonito e iluminado para todos que trabalharem e entrarem na casa dos municípios de Minas Gerais. A reforma da sede é um sonho da nossa gestão que se tornou realidade”, disse Dr. Marcos.

Em seguida, o vice-governador, Professor Mateus, fez seu pronunciamento, destacou a relevância da AMM como representante dos municípios, agradecendo ainda o apoio dos prefeitos e prefeitas mineiras ao governo estadual. “Gratidão, porque se não fosse o apoio que tivemos de cada um de vocês, não teríamos sido eleitos em primeiro turno na eleição passada. Elogio também a qualidade dos gestores públicos municipais de Minas Gerais no mandato atual”, disse.

Zema destacou que conheceu a estrutura antiga e viu o quanto a AMM, hoje, está com uma apresentação muito melhor. “(…) A AMM é um orgulho para Minas Gerais, a maior associação de municípios do Brasil e do mundo. Muitos países não têm essa quantidade de municípios que a AMM tem e ela faz uma diferença gigante para o gestor municipal. Ainda com o apoio do SEBRAE, que também tem contribuído na formação de gestores municipais, nós queremos que os municípios de Minas Gerais sejam cada vez mais bem geridos.”

O governador, que reafirmou ser municipalista, aproveitou a ocasião para solicitar o apoio em relação à luta do governo para manter a saúde financeira do estado, e voltou a pedir o apoio das prefeitas e dos prefeitos na proposta de tirar Minas Gerais da crise financeira herdada de governos anteriores. Ele alertou que, caso não haja essa renegociação, as contas do Estado não fecharão, tendo assim, os problemas que outros governos fizeram como o atraso no salário do funcionalismo público, atraso com fornecedores e outras diversas dificuldades.

Com relação ao assunto da dívida, o secretário de Governo, Gustavo Valadares, afirmou que o governo estadual irá, junto com a AMM, promover webinário para esclarecer os gestores mineiros sobre os reais impactos do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e sobre a urgência da pauta ser aprovada ainda este ano na Assembleia Legislativa.

Homenagens

Durante a solenidade, o ex-presidente da AMM e ex-prefeito de São Gonçalo do Pará, ex-superintendente e permanente consultor da entidade, Ângelo Roncalli, foi homenageado pelos serviços prestados à entidade e ao municipalismo.

Em seguida, a galeria de presidentes da AMM, que ficará exposta na sala da diretoria, foi inaugurada, simbolicamente, com o lançamento das fotos do ex-presidente e ex-prefeito de Moema, Julvan Lacerda, e do atual presidente, Dr. Marcos Vinicius.

Encerramento

Após as homenagens aos ex-presidentes, Dr. Marcos agradeceu a compreensão de todos, gestores, servidores públicos e funcionários durante todo o tempo da reforma, e destacou que o novo espaço garantirá que a AMM enalteça a sua principal vocação, que é a qualificação da gestão pública. “A questão de um espaço físico novo, o que estamos ampliando aqui é para efetivar o que a gente se comprometeu, de trazer mais qualificação na gestão pública. Vocês vão conhecer agora, depois aqui do evento, como a gente teve a preocupação em preservar a nossa área técnica, dar o merecimento para ela, porque ela vai ter um papel fundamental, principalmente em época de crise.”

“Desejo que possamos, juntos, fechar o ano com chave de ouro: com ótimos resultados apresentados pela equipe técnica da entidade, muitas conquistas municipalistas e uma sede revitalizada. Que seja um novo tempo para a Associação Mineira de Municípios”, finalizou.

Histórico

A reforma da sede vai além de oferecer um novo espaço. Desde a inauguração da casa, em 2009, em um trabalho desenvolvido pela diretoria encabeçada pelo então presidente Celso Cota Neto, prefeito de Mariana, o espaço manteve-se praticamente o mesmo e, devido às intempéries da natureza, desgaste natural dos pisos e armários, a reforma tornou-se uma ação imprescindível.

Conforme constam nos documentos da entidade, a Lei Estadual 5.317, de 5 de novembro de 1969, e a Lei Municipal 1.968, de 21 de julho de 1971, declararam a AMM como utilidade pública. E, após a publicação das leis, o então presidente da entidade, Nilo Rocha, prefeito de São João Nepomuceno, instalou a sede da AMM provisoriamente na Avenida Amazonas, 135, no Edifício Codó, em Belo Horizonte. Posteriormente, a sede foi transferida para o Edifício Colúmbia, na Rua Matias Cardoso, 11, 6º andar, no bairro Santo Agostinho.

Foi apenas em dezembro de 2008, na gestão do presidente Celso Cota Neto que a compra da primeira sede tornou-se viável. Então, a entidade passou a funcionar no quinto andar do edifício Lucas Lopes, na rua Dias Adorno, 367, no bairro Santo Agostinho.

A sede da AMM ganhou o seu endereço atual em março de 2009. Um local amplo, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. Uma casa dos prefeitos tão espaçosa quanto o ideal de torná-la ponto obrigatório de todos os 853 municípios do Estado.

Melhorias e adequações foram sendo promovidas na sede da AMM, de acordo com as demandas. O Espaço Multiuso, hoje, é utilizado para os cursos de qualificação, além de reuniões da diretoria, encontros com microrregionais e eventos direcionados às ações municipalistas.

Desde então, esse se tornou o endereço de referência e um ponto de apoio para todos os prefeitos de Minas que vêm a Belo Horizonte em busca de demandas no governo estadual. Seja bem-vindo(a) à nova AMM!