fbpx

Dr. Marcos Vinícius Oficial

Em Felixlândia, AMM nas Micros debate pauta municipalista e a Nova Lei de Licitações

Um evento prestigiado, com a presença de cerca de 200 pessoas, prefeitos de diferentes regiões e deputados estaduais. Foi nesse cenário que a equipe do “AMM nas Micros” promoveu, nesta quinta, 25 de maio, o evento em Felixlândia, levando capacitação e debate da pauta municipalista a gestores e servidores públicos. O evento da Associação Mineira de Municípios (AMM) contou com a parceria da Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (AMEV), do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Rio das Velhas (CIMEV), do Consórcio Intermunicipal de Saúde Médio Rio das Velhas (CISMEV), da prefeitura de Felixlândia, do Consórcio Regional de Saneamento Básico Central de Minas (Coresab) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na solenidade, o presidente da AMM ressaltou a meta da gestão 2023-2025 de levar capacitação a todas as regiões mineiras, conforme a demanda de cada microrregional, além de falar amplamente sobre os desafios da administração municipal neste momento e apresentar as novas ferramentas da Associação, como o AMM Licita e o Observatório AMM. E, também, anunciou a afiliação do município de Santo Hipólito, que leva a Associação ao recorde de 804 municípios afiliados.

“Estou muito feliz com o AMM nas Micros, aqui em Felixlândia, uma visita que devíamos ao Nonô e ver essa capacidade dele em reunir as lideranças, com público superando as expectativas, em um momento oportuno para debatermos as pautas municipalistas. O objetivo é levar aos municípios esse conhecimento técnico, aqui, sobre a Nova Lei de Licitações. E, também, trazer dos municípios as demandas do dia a dia para fazermos uma pauta robusta de reivindicação.”

Em Felixlândia, o AMM nas Micros contou com a presença de cerca de 200 pessoas e lideranças, como o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius; do prefeito anfitrião, Vanderli de Carvalho Barbosa (Nonô); da vice-prefeita de Felixlândia, Conceição de Fátima Bernadino Leite; do presidente da Câmara Municipal de Felixlândia, vereador Gino Pereira; do presidente da AMEV e prefeito de Três Marias, Adair Divino da Silva (Bem-te-vi); do presidente do CIMEV e prefeito de Corinto, Evaldo Paulo dos Reis; do prefeito de Curvelo e diretor da AMM na região Central, Luiz Paulo Glória; do prefeito de Buenópolis, Célio Santana; do prefeito de Presidente Juscelino e presidente do CISMEV, Ricardo de Castro; do prefeito de São Gonçalo do Abaeté e diretor da AMM na região Noroeste, Fabiano Lucas; do prefeito de Pratinha, John Wercollis; do tenente-coronel comandante do 42° batalhão da PM, Carlos Felipe; do chefe da Polícia Civil, delegado regional André Pelli; dos deputados estaduais Wendel Mesquita, Gustavo Santana e Lucas Lasmar; além de mais nove prefeitos da região, 24 vereadores, autoridades e lideranças da região.

O prefeito Vanderli de Carvalho reforçou a importância do trabalho da AMM em levar os debates municipalistas e a capacitação à região Central, pois mostra a união dos prefeitos em prol de uma pauta única: o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, do Estado. “Uma entidade com mais de 800 municípios afiliados, mostra a força da AMM. Parabenizo ao senhor, presidente, por essa iniciativa, pois possibilita aos municípios pequenos a troca de experiências e a gente vê a interação entre os gestores. Aqui também tem potencial de crescimento. Era um sonho que eu tinha, de trazer a AMM, e nós conseguimos agregar trazendo os municípios ao evento.”

O prefeito de Três Marias, Adair Divino da Silva (Bem-te-vi), frisou a força da união dos prefeitos ao organizar um evento prestigiado na região Central de Minas. “Esta reunião deixa bem claro o fortalecimento da região, do municipalismo. Fortalece a bandeira da AMM em trabalhar pelo municipalismo. Parabenizo o Dr. Marco pelo trabalho à frente da AMM e da prefeitura de Coronel Fabriciano, e ao nono pode ter mudado a realidade do município de Felixlândia.”

Durante a solenidade, o prefeito de Felixlândia sancionou a Lei municipal 1.988/2023, que institui o programa “Auxílio reciclagem”, com objetivo de conceder incentivo financeiro a coletores de materiais recicláveis e dá início à implantação do projeto de coleta seletiva no município.

No evento, foram apresentadas bebidas típicas da região e os trabalhos manuais desenvolvidos pelos usuários do serviço do CAPS de Felixlândia foram expostos em um estande com peças em crochê e pinturas em panos de prato, sacolas e telhas de argila.

Apresentações técnicas

Após a abertura, as novas ferramentas disponibilizadas pela AMM aos seus afiliados foram apresentadas pelo diretor comercial da entidade, Rodrigo Lázaro. “A atual gestão tem uma preocupação muito grande em trazer a gestão municipal para a modernidade, e para isso, ferramentas, como o Observatório AMM, o AMM Licita e o Diário Online, são essenciais para que os gestores possam ter acesso a dados e números que irão colaborar e otimizar a administração pública”, disse.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora do evento, foi representada pelo consultor Ângelo Roncalli, ex-presidente da AMM. Ele apresentou as principais pautas municipalistas defendidas pela entidade. “Queremos que, cada vez mais, a AMM e a CNM, que representam os municípios na esfera estadual e nacional, estejam próximas dos municípios, debatendo temas importantes e pertinentes a cada uma das microrregionais, fortalecendo o movimento municipalista em todo o território mineiro”, destacou.

Capacitação

Dentro da programação do AMM nas Micros, é oferecido, gratuitamente, um curso da Escola de Gestão Municipalista (EGM) aos participantes, de acordo com a demanda de cada microrregional. Em Felixlândia, os participantes contaram com a palestra sobre a “Nova Lei de Licitações e a exigência de profissionalismo nas contratações públicas”, com a especialista em direito público e compras governamentais, Priscila Ramos Netto Viana. A professora realçou pontos importantes da lei e, principalmente, a conduta dos servidores públicos para garantir o sucesso do processo de licitação, com planejamento, análise da demanda e descrição minuciosa do produto/serviço.

Próximos eventos

Na próxima semana, o município a ser contemplado com o AMM nas Micros será Alfenas, no Sul de Minas, no dia 31 (quarta-feira), com o apoio da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), no mesmo horário.

Em cada um dos eventos, o público conta com palestra escolhida pelos gestores da região. Também são apresentados os produtos e serviços da AMM que auxiliam a administração municipal, além das principais ações da entidade; a CNM também apresenta suas ações e as pautas municipalistas aos presentes.

AMM nas micros

Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais, por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.

“Este projeto fortalece ainda mais o nosso compromisso de estar em todos os cantos das Minas Gerais, levando capacitação de qualidade aos gestores, servidores públicos e vereadores, com foco no desenvolvimento dos municípios, por meio da melhoria da qualidade do serviço prestado à população”, reforça o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Mais informações e inscrições sobre os cursos na https://central.amm-mg.org.br.

Fonte: Portal AMM