Na noite desta segunda, 7 de novembro, a Associação Mineira de Municípios (AMM) comemorou a marca histórica de 70 anos de sua fundação com uma cerimônia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, marcada pela presença de centenas de prefeitos mineiros, lideranças políticas, do mundo oficial, além da presença do governador do Estado, Romeu Zema. Outro destaque do evento foi a apresentação da nova programação visual da AMM, além das ações, serviços e conquistas da entidade.
Na solenidade, foi entregue a medalha alusiva aos 70 anos de fundação da AMM, instituída para homenagear personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho para a causa municipalista; e os ex-presidentes da associação que contribuíram com o crescimento da entidade e fortalecimento da marca como a maior Associação estadual do País.
Além de fazer a entrega das homenagens, junto com os vice-presidentes da entidade, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, destacou como a Associação ganhou, ao longo dessa caminhada, credibilidade e visibilidade, trabalhando unida com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, associações microrregionais, entidades parceiras, governo do Estado e sociedade organizada, para fortalecer a municipalidade.
“Nestes 70 anos de fundação, a nossa AMM expandiu suas ações e sua atuação, estando mais presente nos municípios, no Estado e em Brasília, apoiando, reivindicando, e sugerindo, além de reconhecer a importância e ampliar sua veia de qualificação. Queremos trazer cada vez mais soluções e desenvolvimento para os municípios mineiros”, comemorou.
Reconhecimento
O governador Zema, que foi um dos homenageados da noite, parabenizou os gestores da entidade e destacou que a AMM tem sido um dos principais atores políticos no Estado. “Ninguém faz nada sozinho. Temos que trabalhar em conjunto para o Estado se desenvolver. O Governo do Estado está sendo presente. O Dr. Marcos Vinicius tem sido grande parceiro. Fico muito satisfeito por estarmos vivendo este momento em Minas Gerais”, disse.
Representando os ex-presidentes da AMM, o ex-prefeito de Nova Lima, Vítor Penido, presidente da Associação no período 1991-1993, fez uma homenagem, em especial, Nilson Souto Cardoso, falecido semana passada. “Sinto que os homenageados desta noite cumpriram a missão de se dedicar à causa municipalista. A AMM pode transformar e mudar a realidade de todos. Recebemos a homenagem com muita gratidão”, agradeceu.
Paulo Ziulskoki, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), também recebeu homenagem e destacou que a AMM e as lideranças políticas mineiras sempre estiveram junto com o movimento nacional em busca de soluções e conquistas para o municipalismo. “Lembro-me que, hoje, o movimento foi unificado. E, assim, o movimento foi crescendo. Juntos com os municípios, com apoio de Minas Gerais, tivemos importantes conquistas para todos os brasileiros. A CNM é entidade é dos municípios. É no município que o cidadão mora. Precisamos nos organizar para os municípios se fortalecerem”, disse.
O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Antonio Carlos Arantes, parabenizou a trajetória da AMM em busca de direitos para os municípios e destacou que a entidade sempre está próxima do poder legislativo estadual e sempre cobrando dos deputados melhorias para a administração dos municípios. “Vida longa à essa entidade que já conquistou tantas vitórias para os municípios. Os deputados estão juntos com vocês nessa luta”.
O deputado federal Domingos Sávio, representando as lideranças homenageadas, destacou que “este encontro de lideranças demonstra como o sentido da política é a busca pelo bem comum. Temos vários parlamentares que são municipalistas. Tenho orgulho disso. Vamos continuar com este ímpeto pelo municipalismo, pois ali está a boa política, de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Viva os 70 anos da AMM”, comemorou.
Novos projetos
Na comemoração dos 70 anos, a atual gestão da AMM (2022-2025) apresentou as ações e ferramentas a serem implementadas. O ex-prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, apresentou o Observatório Municipalista, que é uma plataforma web de análise e visualização de indicadores de política pública e finanças municipais, com relatórios automatizados, por área técnica, sistema de notificações de gestores e análises comparadas, contando também com ferramenta de diagnóstico situacional por município.
Além desta nova ferramenta, a atual gestão da AMM apresentou as novas ações da entidade:
Escola de Gestão Municipalista (EGM): Reestruturação e modernização do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), que se torna EGM, com o objetivo de ampliar os cursos, com aprimoramento do material didático e conteúdo, oferecendo ainda mais qualidade na capacitação dos gestores, vereadores e servidores mineiros.
Câmaras Temáticas Municipalistas (CGM): Cada câmara, composta por cinco prefeitos, tem como objetivo promover discussões e buscar melhorias nas áreas das prefeituras, atentando para as potencialidades locais e regionais. Na primeira etapa, serão contempladas as áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura e Turismo.
Prêmio AMM de Jornalismo: Tem por objetivo reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a agenda do municipalismo do País, premiando e reconhecendo trabalhos jornalísticos produzidos no Brasil e veiculados em jornais impressos, revistas, rádios, emissoras de televisão e veículos eletrônicos de comunicação capazes de estimular a reflexão da sociedade sobre temas relativos à pauta municipalista nas áreas temáticas dos departamentos técnicos da AMM.
Caravana AMM: Por meio deste projeto de interiorização, a AMM estará presente em cada uma das 10 macrorregiões de Minas Gerais, com o apoio das microrregionais, levando aos gestores e servidores públicos municipais, apresentação direcionada às individualidades e particularidades de cada uma das regiões, atendendo às suas demandas.
Homenageados
Ex- Presidentes Homenageados:
- Baldonedo Arthur Napoleão – ex-prefeito de Barroso (1983 a 1988)
- Vítor Penido – ex-prefeito de Nova Lima (1991 a 1993)
- Márcio Luiz Murta Kangussu – ex-prefeito de Joaíma (1993 a 1995)
- Múcio José Reis – ex-prefeito de Sete Lagoas (1995 a 1997)
- Tarcísio Delgado – ex-prefeito de Juiz de Fora (1999 a 2001)
- Celso Cota Neto – ex-prefeito de Mariana (2005 a 2008)
- Ângelo José Roncalli De Freitas – ex-prefeito de São Gonçalo do Pará (2011 a 2013)
- Antônio Júlio de Faria – ex-prefeito de Pará de Minas (2015 a 2016)
- Julvan Rezende Araújo Lacerda – ex-prefeito de Moema (2017 a 2022)
- Antônio Carlos Suppes Doorgal De Andrada, representando o ex-presidente, Antônio Carlos Doorgal De Andrada, ex-prefeito de Barbacena (2013 a 2015/2016 a 2017)
Personalidades homenageadas:
- Deputado Federal Domingos Sávio
- Deputado Federal Ricardo Barros
- Ex-Deputado Federal, Lael Varella
Entidades parceiras e apoiadoras
- Governador do Estado, Romeu Zema.
- Assembleia Legislativa De Minas Gerais (ALMG) – 1º Vice- Presidente, deputado estadual Antônio Carlos Arantes.
- Ministério Público Do Estado De Minas Gerais (MPMG) – Procurador De Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt.
- Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) – Presidente Conselheiro Mauri Torres.
- Defensoria Pública-Geral Do Estado De Minas Gerais – Defensora Pública-Geral, Raquel Gomes De Sousa Da Costa Dias.
- Polícia Militar Do Estado De Minas Gerais – Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.
- Comandante-Geral Do Corpo De Bombeiros Militar De Minas Gerais – Edgar Estevo Da Silva.
- Polícia Civil De Minas Gerais – Chefe Adjunta Delegada-Geral, Irene Angélica Franco E Silva Leroy.
- Tribunal De Contas Da União em Minas Gerais – Secretária Roberta Mallab Coscarelli.
- Confederação Nacional De Municípios (CNM) – Presidente Paulo Ziulkoski.
- Conselho De Secretarias Municipais De Saúde De Minas Gerais (Cosems/MG) – Presidente Eduardo Luiz Da Silva.
- Federação Das Indústrias Do Estado De Minas Gerais – Fiemg – Rodrigo Silva Fernandes.
- Companhia Energética De Minas Gerais (Cemig) – Diretor-Presidente Reynaldo Passanezi Filho.
- Serviço Brasileiro De Apoio Às Micro E Pequenas Empresas (Sebrae) – Diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.
- Banco De Desenvolvimento De Minas Gerais (BDMG S.A) – Diretor Comercial, Rômulo Martins De Freitas.
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) – Vice-Presidente, Engenheiro Civil João Luiz Magalhães Teixeira.
- Associação Mineira De Rádio E Televisão (Amirt) – Presidente Luciano Pimenta Correia.
- Câmara De Dirigentes Lojistas De Belo Horizonte –(CDL/BH) – Presidente Marcelo De Souza E Silva.
As fotos das entregas da medalha podem ser conferidas no Flick da AMM. Clique aqui.
História
A AMM foi criada no dia 17 de outubro de 1952 e reconhecida como instituição de utilidade pública pela Lei 5.317, de 5 de novembro de 1969, pelo governador Israel Pinheiro, em meio a um processo de evolução nas questões políticas no Brasil, principalmente, em decorrência do período de urbanização.
Devido a essas mudanças, iniciou-se o surgimento de movimentos de defesa de interesses municipalistas, que ganharam força e notoriedade quando a Constituição de 1946 estabeleceu a autonomia de estados e municípios, com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário independentes. E, desde então, a luta pelo pacto federativo justo, como delimitado na Constituição, se mantém.
Ao longo dessas décadas, a entidade cresceu e se desenvolveu a ponto de se tornar a maior entidade municipalista estadual do País, e tem buscado, cada vez mais, ampliar a sua atuação, se modernizar, para melhorar a realidade das administrações públicas municipais.