Nesta quarta-feira , (5), o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, que também preside o Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE), participou da solenidade de entrega das ambulâncias em Santana do Paraíso, Antônio Dias e Dionísio, que passam a contar com bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
A ação faz parte do programa de expansão do SAMU 192 Leste/Vale do Aço, que visa garantir assistência pré-hospitalar a toda população do Leste mineiro. Até o final do mês, mais quatro bases serão implantadas. Até dezembro, serão entregues as demais para efetivar a cobertura de 100% dos municípios da área de abrangência das regionais de Saúde Coronel Fabriciano e Governador Valadares.
“Me sinto feliz, pelos prefeitos terem acreditado em unir os dois consórcios para efetivar o SAMU Regional e mais feliz por inaugurar estas três que vem reforçar a nossa rede de urgência e emergência”, resumiu o presidente da AMM.
Com isso, o SAMU 192 saltará das atuais 11 bases em operação para 27, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas dos 86 municípios que integram as regiões Leste e Vale do Aço. “Iniciamos a 2ª e 3ª etapas do programa de expansão do SAMU 192 Leste/Vale do Aço. É um importante passo para fazer o serviço chegar a toda a população da região. O SAMU é essencial para o atendimento rápido e qualificado e o correto encaminhamento do paciente para o hospital mais próximo, o que significa salvar mais vida. Sinto feliz, pelos prefeitos terem acreditado em unir os dois consórcios para efetivar o SAMU Regional e mais feliz por inaugurar estas três que vem reforçar a nossa rede de urgência e emergência”, resume o presidente.
União
O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, destacou a união dos municípios liderados pelo presidente Dr. Marcos Vinicius. “É uma dívida histórica que agora é quitada. Há mais de dez anos esperamos o SAMU e só agora ele chega de fato. Com muito esforço e união do Estado, CONSURGE e prefeitos hoje inauguramos a base do serviço, que tem a nobre missão de cuidar de vidas, das pessoas. E o Dr. Marcos, a frente da AMM e Consórcio, tem exercido um papel de líder e sido um grande parceiro dos municípios”, destaca Bruno Morato.
Para garantir a expansão do SAMU 192 Leste/Vale do Aço são investidos R$ 16,4 milhões. O anúncio foi feito governador reeleito Romeu Zema em visita à região em junho deste ano.
Implantação do SAMU Regional
O SAMU Leste/Vale do Aço 192 começou a operar, efetivamente, em dezembro de 2020. Com gestão do CONSURGE, na primeira etapa, foram implantados a Central de Regulação, em Governador Valadares, uma USA (UTI Móvel) e outras 12 bases de Suporte Básico alocadas nos municípios de Tarumirim, Mantena, Peçanha, Resplendor, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Timóteo Caratinga e Belo Oriente atendendo a uma população de 702.413 habitantes. A iniciativa garantia uma cobertura de 70% da área de atuação do Samu Regional.
Quando acionar o SAMU
Saber como e quando acionar o SAMU 192 contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o SAMU em casos de:
• – Parada cardiorrespiratória;
• – Dor forte no peito (infarto);
• – Dificuldade de respirar/engasgo;
• – Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
• – Intoxicação (envenenamento);
• – Queimadura grave;
• – Choque elétrico;
• – Acidente de trânsito com vítima;
• – Queda grave e fratura;
• – Afogamento;
• – Surto psiquiátrico;
• – Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
• – Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.