O município de Governador Valadares, na região do Rio Doce, recebeu a última edição do “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, nesta terça (17 de maio). O projeto rodou todo o estado com reuniões, com a parceria do Sebrae, promovidos dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, levando conhecimento e incentivando o empreendedorismo local das regiões.
O prefeito André Merlo, anfitrião do evento, disse que o encontro acontece num momento oportuno para que se possa tomar conhecimento das principais pautas nacionais e que são demandas dos municípios. Ele destacou também a eleição do prefeito da cidade de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro, primeiro presidente da AMM eleito no Leste de Minas, que é um defensor das causas municipalistas antes mesmo de sua posse.
Na avaliação do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a união do Sebrae com a AMM foi uma das ações mais importantes para o desenvolvimento de Minas Gerais. “Por mais que a gente se esforce, não temos braços para chegar a todos os empreendedores. Por meio de parcerias, principalmente, com as prefeituras pode-se ajudar muito os pequenos negócios. O papel da prefeitura é facilitar, mas quem faz tudo acontecer são os empreendedores”, afirmou o diretor.
O presidente eleito, Dr. Marcos Vinicius, elogiou a gestão de Julvan Lacerda, do qual foi vice em todo o período, e ressaltou que vai buscar a continuidade do modelo de gestão.
Estiveram presentes o prefeito anfitrião, André Merlo, o presidente da AMM, Julvan Lacerda, o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, o presidente eleito da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius. Também prestigiaram o evento: o senador Alexandre Silveira, os deputados federais Eros Biondini, Hercilio Coelho Diniz e Euclydes Pettersen; a deputada estadual Celise Laviola, autoridades e prefeitos da região.
Acelera Valadares
Uma das principais pautas do prefeito no evento foi apresentar o plano de desenvolvimento de Valadares através do projeto “Acelera Valadares”, implantado logo após a inclusão de Valadares na Sudene, que tem o objetivo de acelerar a atração de investimentos.
“Temos ainda a discussão sobre a PEC 122 que está para ser aprovada há mais de cinco anos na Câmara Federal. Ela vai regulamentar de vez as despesas dos municípios, que terão que apresentar a origem desses recursos, já que hoje tem muitas despesas que vão para os municípios sem fazer essa indicação”, comentou Merlo.
Desenvolve Minas Gerais
O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.
Fonte: Portal AMM